Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de junho de 2010

VOX POPULI CONFIRMA DILMA NA FRENTE

Charge Sinfrônio

Os números da pesquisa Vox Populi/Bandeirantes, divulgados na última terça-feira, repetem os resultados encontrados pelo Ibope, em pesquisa patrocinada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), e confirmam que a candidata do PT, Dilma Roussef, assumiu mesmo, pela primeira vez nesta campanha eleitoral, a liderança das intenções de voto, com 40% das indicações, contra 35% de José Serra (PSDB). Marina Silva (PV tem 8%. Brancos e nulos somam 5% e 11% não sabem ou não responderam.

É bom explicar que, quando se diz pela primeira vez é porque, em duas pesquisas anteriores, do Vox Populi e Datafolha, Dilma estava na frente, mas dentro da área de empate técnico, o que não acontece agora (a margem de erro da pesquisa é de 1,8 para mais ou para menos e a diferença pró-Dilma é de cinco pontos). E os dados revelam a vantagem da candidata petista também para o segundo turno (44% contra 40%) e na consulta espontânea (26% contra 20%).

A pesquisa confirma, também, o mau momento que atravessa a candidatura Serra já complicada com a difícil escolha do nome que será candidato a vice na sua chapa. O curioso é que a sequência de pesquisas do Vox Populi mostra que as intenções de voto no tucano indicam mais um período de estabilidade do que uma queda (eram 36% em março, foram para 34% em maio e chegam a 35%), uma vez que as oscilações ocorreram sempre dentro da margem de erro.

Enquanto isto, Dilma tem mostrado um crescimento constante e real, passando de 33% em março, para 37% em maio e 40% agora. Quase na mesma proporção do processo de crescimento da sua identificação como candidata do presidente Lula. Basta ver que na pesquisa espontânea, as intenções de voto no presidente caíram de 16% em março para 10% em junho, ou seja, quase exatamente o mesmo percentual do crescimento de Dilma (ela cresceu sete pontos, Lula caiu seis pontos).

Ou seja, por onde quer que se olhe o quadro é de dor de cabeça para as cabeças coroadas tucanas que não imaginavam chegar ao início da campanha oficial com um quadro como este: atrás nas pesquisas e a principal candidata adversária mostrando uma tendência de crescimento real e constante.

Serra só tem um consolo, ao meu ver: como já é careca tem poucos fios de cabelo a mais para perder nestes próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, os comentários não serão moderados. As opiniões divergentes são bem vindas. Mas os que forem de baixo nível, com palavras ofensivas e de baixo calão serão excluídos.