Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de julho de 2011

Bombeiros esperam pela desvinculação

Grupo de trabalho vai discutir o desmembramento da Brigada Militar


Combate ao fogo é apenas uma das
atribuições do Corpo de Bombeiros
Crédito: ALEXANDRE MENDEZ / CP MEMÓRIA
Os bombeiros aguardam ainda a instalação do grupo de trabalho que discutirá a desvinculação da corporação da Brigada Militar. Em junho, por meio do gabinete digital, o governador Tarso Genro abriu a possibilidade de discussões sobre a separação das duas instituições. Conforme o coordenador-geral da Associação dos Bombeiros dos Estado do RS (Abergs), soldado Ubirajara Pereira Ramos, houve uma reunião há e dez dias, mas não foi definido quem serão os integrantes do grupo de trabalho.

"Na semana que vem, vamos fazer novo contato com o governo para ver como está o andamento do assunto", disse Ramos. Enquanto isso, os integrantes da Abergs continuam com a mobilização, para conscientizar a população sobre a importância da desvinculação. Segundo Ramos, estão sendo feito palestras em universidades, e contatos com entidades de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional RS, o Conselho Regional de Agronomia, Arquitetura e Engenharia (Crea), Famurs, entre outros. "As pessoas têm se mostrado favoráveis à nossa reivindicação", garantiu. "Estamos em contato também com os deputados estaduais, pois a desvinculação deverá ser votada na Assembleia, apesar do projeto partir do Executivo", lembrou Ramos.

O coordenador da Abergs lembrou que a população ainda desconhece alguns dos trabalhos do Corpo de Bombeiros. O mais conhecido é o combate a incêndios, mas em várias ocorrências os bombeiros são acionados. Ramos ressalta que a corporação possui o trabalho de prevenção a incêndios, por meio de vistorias nas construções. "Atuamos em ocorrências de busca e salvamento e no resgate de feridos em acidentes de trânsito", nominou, citando ainda as atividades de Defesa Civil, "às quais estamos cada vez mais presentes". Os números de ocorrências atendidas pelos bombeiros comprovam a versatilidade da corporação.

Segundo dados da BM, apenas no quesito salvamento foram 5.787 ocorrências atendidas por bombeiros, em todo o RS, no primeiro semestre deste ano. Uma mostra de que a responsabilidade da instituição não se restringe apenas a combate a incêndios ou resgates, mas a várias atividades. De janeiro a junho, os salvamentos efetuados pelo Corpo de Bombeiros foram relativos a fraturas (495 casos); atendimento a gestantes (183); mal súbito (2,3); salvamento de pessoas presas em altura (118); presas no elevador (75); nas ferragens, durante acidentes (203); salvamento ou resgate de corpos em mar, rio, poço (57), veículos (2,7 mil).


Matéria publicada no Correio do Povo do dia 16/7/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, os comentários não serão moderados. As opiniões divergentes são bem vindas. Mas os que forem de baixo nível, com palavras ofensivas e de baixo calão serão excluídos.