Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

José Otávio Germano chefiava esquema no Detran, diz Procuradoria


Foto: Agência Câmara
O deputado federal José Otávio Germano (PP-RS) é apontado pela Procuradoria-Geral da República como o comandante do esquema de corrupção que teria desviado R$ 44 milhões do Detran e cuja descoberta, pela Polícia Federal, desencadeou uma turbulência política contra o governo de Yeda Crusius a partir de 2007. Germano é denunciado por formação de quadrilha, peculato e dispensa de licitação sem amparo legal e, segundo a PGR, sua atuação foi de “fundamental importância para o sucesso da empreitada criminosa”.

A informação foi revelada pelo jornal Zero Hora deste domingo. De acordo com a reportagem, a denúncia da PGR mostra que as fraudes no Departamento Estadual de Trânsito começaram em 2003, quando o deputado assumiu a Secretaria de Segurança no governo de Germano Rigotto. A maior parte das provas, no entanto, foi reunida a partir de 2007, quando Yeda Crusius já era governadora.


Segundo os autos do processo, aos quais o jornal teve acesso, relatórios da Receita Federal mostram que o deputado movimentou cerca de R$ 2,6 milhões em suas contas bancárias entre 2005 e 2007. Para os procuradores, os depoimentos colhidos ao longo do inquérito mostra que o deputado determinou que o Detran contratasse, sem licitação, a Fatec, vinculada à Universidade Federal de Santa Maria, que subcontratou as chamadas empresas sistemistas.
O inquérito está sob análise do ministro do Supremo, Ricardo Lewandowski, que deve decidir se recomenda a abertura de ação penal contra o parlamentar.
Ao jornal Zero Hora, o advogado de Germano, José Antônio Paganella Boschi, disse que a denúncia ainda não foi admitida pelo STF. “O Ministério Público tenta criar um grande esquema criminoso envolvendo José Otávio, como se ele fosse o grande responsável. Quando autorizou o contrato com a Fatec, o Estado teve ganho financeiro. Mais tarde, a transferência à outra fundação ocorreu quando ele não estava mais na secretaria”, afirmou o advogado.

Um comentário:

  1. E os Oficiais amigos dele estão bem colocados na tropa tocando o pavor nos militantes petistas. Que Governo fraco. Não sei de onde que o Wanderlei Soares tirou que o PT esta chutando o traseiro dos opositores dentro da Brigada Militar. Se assim fosse eles não estariam tão felizes com o atual Governo que esta sendo conivente com excessos contra os próprios companheiros.

    ResponderExcluir

Fique a vontade, os comentários não serão moderados. As opiniões divergentes são bem vindas. Mas os que forem de baixo nível, com palavras ofensivas e de baixo calão serão excluídos.