Como consequência da primeira edição do Governador Responde, do Gabinete Digital, foi realizada na manhã desta terça-feira (21), no Palácio Piratini, uma reunião preparatória visando a constituição do Grupo de Trabalho (GT) que discutirá a autonomia administrativa do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. O GT será criado por determinação do governador Tarso Genro.
Participaram da reunião o secretário de Segurança Pública, Airton Michels, o Chefe de Gabinete do Governador, Vinícius Wu, o Comandante da Brigada Militar, Sérgio Abreu, o Chefe da Casa Militar, Leandro Fonseca, e o coordenador da Associação dos Bombeiros do RS (ABERGS), Ubirajara Alves.
O secretário Michels informou que a expectativa do Governo é que o processo de debate que se inicia resulte em efetiva melhoria tanto do serviço prestado como das condições de trabalho dos Bombeiros. "A ideia é envolvermos não apenas o Governo, mas o conjunto da sociedade nesse debate sobre a valorização dos profissionais na área da segurança pública", disse. Outras reuniões no mês de junho definirão a composição do GT que trata da autonomia do Corpo de Bombeiros.
A ABERGS também avalia positivamente o encontro e a disposição do Governo em pautar o tema. "Debatemos a questão da autonomia há mais de uma década e através da mobilização que fizemos em diferentes setores, através do Gabinete Digital, conseguimos inserir o tema na agenda do Governo", afirmou o coordenador da ABERGS, Ubirajara Alves.
Na reunião também foram debatidas ações visando às comemorações do Dia do Bombeiro, que deverão ser realizadas no próximo dia 30 de junho. A programação, que deverá contar com a presença do governador, será anunciada pelo Comando da Brigada Militar nos próximos dias.
Texto: Marcelo Model Nepomuceno
Foto: Caroline Bicocchi
Edição: Redação Secom (51)3210-4305
NOTA DO BLOG
Está me passando a idéia que setores do governo, ligados ao alto comando da Brigada Militar, já definiram a questão. Pois é a segunda vez que vejo a expressão autonomia e em nenhuma delas esteve expressa a palavra DESVINCULAÇÃO.
Será que a pressão por parte dos oficiais da BM é tão grande que até para discutir o tema dentro de quatro paredes é tabu a expressão separação?
Estão de brincadeira novamente com a gente, onde está o Cmt dos Bombeiros do RGS, que não se manifesta nem é convidado para o debate....não queremos autonomia administrativa queremos e separação pura e simples...chega de sermos lembrado apenas quando a corporação está em evidência positivamente para a Brigada Militar colher os louros...a Brigada nunca foi Una.
ResponderExcluir