Mesmo com um certo nervosismo aparente nos 2 primeiros blocos, a candidata do PT Dilma Rousseff, mostrou confiança, conhecimento e sinceridade. No debate entre os candidatos na Rede Bandeirantes, na noite desta quinta-feira (5/8), Dilma respondeu com elegância e profundidade às perguntas dos adversários e dos jornalistas da Band, mostrando que conhece a realidade do país e é a mais preparada para fazer o Brasil continuar avançando.
A candidata da Coligação Para o Brasil Seguir Mudando mostrou que sabe o que os brasileiros querem nestas eleições: garantir e aprofundar as conquistas obtidas no governo do presidente Lula. “O que me move não é um projeto pessoal. Mas a realização dos sonhos de milhões de brasileiros”, afirmou.
Dilma se emocionou ao falar sobre os sete anos e meio de trabalho, coordenando a equipe de ministros do governo Lula. “Conviver com a generosidade e a inteligência política do presidente Lula me deu uma experiência única e foi também a realização dos sonhos de muitas gerações.”
Visão diferente
Dilma mostrou as diferenças entre o projeto de desenvolvimento com distribuição de renda e fortalecimento do Estado e da nação perante o mundo, implantado pelo governo Lula, e os projetos dos adversários. Ela foi a candidata que mais respondeu a perguntas e em nenhum momento deixou indagações sem explicações.
A candidata petista esclareceu que há uma visão completamente diferente entre ela e o candidato tucano em relação à saúde, por exemplo. Enquanto José Serra aposta em medidas paliativas e emergenciais, como os mutirões para resolver problemas de saúde, Dilma afirmou que é preciso fortalecer o SUS e suas estruturas permanentes.
No confronto direto com Dilma, o candidato da oposição, José Serra, demonstrou falta de conhecimento sobre programas fundamentais para a melhoria da vida do povo brasileiro, como o Luz Para Todos. Dilma teve de explicar a Serra que este programa do governo Lula levou energia elétrica a 2 milhões de famílias na zona rural do país.
Oito anos depois de perder a eleição para Lula, Serra mostrou que ainda não compreendeu a importância da indústria naval para o desenvolvimento do país. Ele desconsiderou um setor industrial importante, que havia desaparecido no governo do PSDB e agora garante o emprego de 45 mil trabalhadores nos estaleiros. Serra não soube dizer como fará para garantir um crescimento econômico que criou mais de 14 milhões de empregos com carteira assinada.
Análise de Vinicius Wu
Debate entre candidatos não é tourada. Não cai um boi morto no chão ao final. É sempre difícil avaliar o resultado de um debate. Cada lado sai em defesa de seu candidato e a repercussão na mídia é disputada nos dias posteriores. Mas há sim uma questão relevante a ser considerada. Trata-se do papel que o debate ocupa na estratégia de um determinado candidato. Serra apostou, sim, nos debates na TV. Era sua “cartada” decisiva contra uma candidata “inexperiente”. Se considerarmos este fato, podemos sim afirmar que Serra foi quem mais perdeu com o debate.
Como se insere na estratégia de Dilma os debates na TV? Bem, não é preciso muito esforço para percebermos que os debates não estão no centro de sua estratégia. Explorar o sucesso dos dois governos Lula, ressaltar o papel que Dilma desempenhou na gestão das principais políticas de governo etc. tem um peso muito mais destacado no conceito de sua campanha, evidentemente. Para Dilma, bastava ir ao debate e “empatar” o jogo. Ainda mais agora, após a divulgação da pesquisa CNT/Sensus, onde a candidata aparece com dez pontos de vantagem sobre Serra.
Serra, pelo contrário, desde o início, apostou nos debates. Não sou eu quem está afirmando isto. Basta olharmos as dezenas de artigos dos colunistas simpáticos ao PSDB nos últimos meses. Basta revisitarmos as inúmeras declarações dos dirigentes da campanha tucana e do próprio serra. Criaram uma enorme expectativa em torno da esperança de verem Serra surrar Dilma nos debates. Definitivamente, não foi isto o que ocorreu.
Dilma estava nervosa? Bom, tirando o Plínio, todos estavam nervosos nos primeiros blocos. Dilma poderia ter se saído melhor? Certamente, até pela qualidade que possui. Mas a vitoria acachapante de Serra não veio e o problema é que ela estava no centro de sua estratégia.
E ainda tinha semifinal da Libertadores no meio do caminho…
O eleitorado brasileiro amadureceu o suficiente para não definir seu voto – e seu futuro – baseado em truques de debate ou produção de TV. Debates e programas de TV são importantes, certamente. Mas não parece que as próximas eleições serão decididas por nenhuma estratégia de marketing. O povo brasileiro vai julgar não apenas os últimos oito anos. Julgará os últimos dezesseis e lançará uma aposta para os próximos oito.
Serra errou muitas vezes até aqui em sua campanha. Errou novamente ao anunciar, antecipadamente, sua vitória “acachapante” nos debates da TV. Ao confiar tanto em sua performance e experiência em eleições, Serra abriu espaço para a frustração de seus correligionários diante do resultado do debate.
Não foi o debate propriamente o que definiu a derrota de Serra ontem. Foi a orientação estratégica de sua campanha, que criou tanta expectativa em torno de sua suposta “superioridade” nos debates.
Vídeos do debate podem ser conferidos aqui
Vídeos do debate podem ser conferidos aqui
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