Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Bombeiros, até quando viveremos desprotegidos

A Copa do Mundo no Brasil em 2014 está se aproximando, e o que vemos de concreto na infra-estrutura em Porto Alegre e no RS? Nada, pois nossas autoridades só estão preocupadas com os estádios e com hotéis. Mas e se acontecer um sinistro?

Nossos heróis do fogo estão morrendo a míngua. Além da histórica falta de recursos humanos, há defasagem em tecnologia, equipamentos e veículos. Porto Alegre conta apenas com dois caminhões com escada Magirus, sendo que um deles está a muito tempo estragado. E essas duas escadas só chegam ao 12° andar. Faz tempo que a capital ultrapassou esta altura.

Para os mais velhos, que se lembram do incêndio, em abril de 1976, das Lojas Renner no centro da cidade. Imaginem um evento parecido com aquele. "Não há como combater com eficiência, seria uma tragédia" palavras estas do comandante de unidade de Bombeiros de Porto Alegre.

Enquanto em outros estados brasileiros há investimentos pesados na área de prevenção a incêndios, aqui nos pampas os bombeiros são deixados de lado. A média de repasse de orçamento da Brigada Militar ao Corpo de Bombeiro gira em torno de um milhão de reais. Enquanto isso, Santa Catarina, repassa 7% do orçamento, perto de quarenta milhões.

Agora com a Operação Golfinho, a capital conta com duas unidades de Bombeiros a menos. Assunção e Silva Só estão fechadas por falta de gente, pois foram redirecionados para o litoral. Já a do Partenon está sem atender chamados. Seu único caminhão está fora de operação por defeito mecânico.

E o que diz o Comando Geral da Brigada Militar?

Nada.

Estive ontem a tarde na Secretaria de Segurança para convidar o comando da BM para a reunião dia 9 no Centro Vida, que será sobre a situação dos Bombeiros e a proposta de separação.

A resposta:

"isso aqui não é pauta da Brigada Militar, por tanto, não espere um representante nosso", palavras do Coronel Batista, comandante do CPC.

Em seu blog, o Coronel Trindade, faz referência aos 173 anos da BM, mas em nenhuma linha cita o Corpo de Bombeiros. Fala com orgulho de que em 2010 a BM chegou aos 496 municípios gaúchos, mas não diz que Bombeiros só temos em 93 cidades.

Será que não está na hora de toda a sociedade gaúcha discutir a possibilidade da separação?

Por que em nenhum outro canto do mundo os Bombeiros são atrelados a Polícia Militar? Será que não é pela total incompatibilidade de função?

Polícial usa arma, Bombeiro usa mangueira. Um passa fogo e o outro passa água.

Vamos pensar nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, os comentários não serão moderados. As opiniões divergentes são bem vindas. Mas os que forem de baixo nível, com palavras ofensivas e de baixo calão serão excluídos.