Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Respeito ao bom senso, a democracia e a verdade

Este ordinário jornalista por meio de suas ações pessoais e profissionais, que por ventura o Blog Ordem dos Fatos (www.ordemdosfatos.blogspot.com) faz parte, defende a candidatura governista de Dilma Rousseff (PT). Destacando que os principais motivos para pontuar esse apoio deve-se a conduta singular na história desse País do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Partido dos Trabalhadores frente ao combate à pobreza e à desigualdade social.

Em um cenário onde demotucanos potencializam golpes baixos para impedir que esta eleição seja decidida no voto e pelo povo e por muitas vezes extrapolando os limites do respeito, do bom senso e da democracia. Exemplo disso são as calúnias e difamações criadas por este grupo e por boa parte da imprensa (Rede Globo, Istoé, Veja, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Ibope, Datafolha entre outras publicações) ao longo destes últimos meses e que aos poucos, mas não tardiamente, veem sendo desmacaradas.. Na minha concepção tudo bem o cidadão ser partidário e lutar por esta ou aquela ideologia política, agora criar factóides sobre os candidatos ou coligações adversárias é lastimável e de má fé.

Em artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo neste domingo (10), é "difamatório" e "terrorista" a campanha promovida contra Dilma, acusando-a de ser "'abortista' ou contrária aos princípios evangélicos". Se um ou outro bispo critica Dilma, há que se lembrar que, por ser bispo, ninguém é dono da verdade. Tais "abutres" deveriam pregar a ação efetiva a favor dos mais pobres, em vez de ficar "batendo no peito e proclamando o nome de Deus em vão". Sem mencionar que percebe-se um Brasil menos desigual e com menos pobreza ao final de oito anos de governo Lula, resultados de práticas consideradas condizentes com os preceitos cristãos.

Isso o governo Lula tem feito, segundo a opinião de 77% da população brasileira, como demonstram as pesquisas. Com certeza, Dilma, se eleita presidente, prosseguirá na mesma direção".

Projetos diferentes
Analisando questões relacionadas aos projetos de País representados pelas candidaturas do PT e PSDB. Sem mencionar questões religiosas nem relacionadas ao aborto, defende o projeto político do PT por ser construído "de baixo para cima e de dentro para fora".

O projeto do PT quer forjar uma nação autônoma, capaz de democratizar a cidadania, mobilizar a sociedade e o Estado para erradicar, a curto prazo, a fome e a pobreza, garantir um desenvolvimento social includente que diminua as desigualdades. Esse projeto quer um Brasil aberto ao diálogo com todos, visa a integração continental e pratica uma política externa autônoma, fundada no ganha-ganha e não na truculência do mais forte.

Já o projeto encampado pelo candidato da oposição, José Serra (PSDB) é pautado pelo agronegócio, o que podemos chamar de agrobusiness, o latifúndio tecnicamente moderno e ideologicamente retrógrado. Podendo ser qualificado como ideário de "neoliberal", apesar "da derrota de suas principais teses na crise econômico-financeira de 2008".

A candidatura do PSDB defende o caráter altamente depredador do processo de acumulação, concentrador de renda que tem como contrapartida o aumento vertiginoso das injustiças, da exclusão e da fome.

Lutando junto com a militância e o projeto Trabalhista

FÁBIO SALTIÉL
(Jornalista - MTB: 14504 / Radialista - MTB: 10789)

E-mail: fabio_saltiel@yahoo.com.br / fabiosaltiel@r7.com / Twitter: @fabiosaltiel
MSN: fabio_meregalli@hotmail.com / Skype: fabio.saltiel / Cel.: (51) 9990.9103

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, os comentários não serão moderados. As opiniões divergentes são bem vindas. Mas os que forem de baixo nível, com palavras ofensivas e de baixo calão serão excluídos.