Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SSP e São Lourenço do Sul firmam parceria para instalar serviços do Corpo de Bombeiros

De acordo com Pinheiro, este ano serão
qualificados mais 80 policiais para a Costa Doce
O Estado e a Prefeitura de São Lourenço do Sul firmaram uma parceria com vistas à criação dos serviços do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar no Município. A assinatura do termo de cooperação ocorreu neste sábado (25), durante a Interiorização do Governo Estadual. O evento, coordenado pelo governador Tarso Genro, contou com o prefeito José Sidney Nunes de Almeida, o secretário em exercício da Segurança Pública, Juarez Pinheiro, e o comandante-geral da BM, cel. Sérgio de Abreu.

Pelo documento, compete à Secretaria de Segurança Pública, entre outros pontos, por intermédio da BM, designar a área física compatível para a construção do prédio do quartel junto à 2ª Companhia do 30º BPM, designar e manter o efetivo mínimo para o funcionamento de uma Seção de Combate à Incêndio (SCI), com o respectivo oficial comandante, além de fornecer uma viatura de autobomba-tanque, que atualmente encontra-se sob guarda do Corpo de Bombeiros de Pelotas. Ao município, cabe a construção do prédio do quartel.

"Com isso, estamos atendendo uma demanda da comunidade. Também por intermédio da Brigada Militar, estamos investindo R$ 500 mil para a aquisição de equipamentos para a região, como uma caminhonete pick-up 4x4 e motos, entre outros", apontou Juarez Pinheiro. O Policiamento Turístico - que está sendo implementado no Rio Grande do Sul -, também foi destacado pelo secretário em exercício. Ele lembrou que, em 2011, foram capacitados 40 servidores da BM e da Polícia Civil para atuar em Pelotas e São Lourenço do Sul. De acordo com Pinheiro, este ano deverão ser qualificados mais 80 policiais para atuarem na Costa Doce.

Após a reunião do secretariado, Juarez Pinheiro, o coordenador do RS na Paz - Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania, delegado Carlos Sant Ana, o comandante da BM, cel. Sérgio de Abreu, o chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Jr., e o diretor-geral do IGP, José Cláudio Teixeira Garcia, se reuniram com representantes da segurança pública da região para debater assuntos pertinentes à área da segurança. 


Texto: Nilza Scotti
Foto: Camila Domingues

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

EMANCIPAÇÃO CORPO DE BOMBEIROS - ALÉM DA AUTONOMIA

Emancipação de Corpos de Bombeiros da Polícia Militar fortalece corporações, mas expansão do serviço ainda está aquém das necessidades do Brasil
Reportagem de Rafael Geyger
Ilustração: Beto Soares/Estúdio Boom
Extraído da Revista Emergência

Veja matéria na íntegra abaixo:
Scanner 2012 02_14_15_50_21_421

View more documents from Rodney Torres