Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de agosto de 2011

PT indica Estilac Xavier para o Tribunal de Contas

A bancada do PT na Assembleia Legislativa confirmou nesta terça-feira (16) o nome do atual secretário-geral de governo, Estilac Xavier, como indicado à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). O anúncio foi feito pelo líder do partido Daniel Bordignon. “Foi unanimidade”, garantiu o deputado. As maiores bancadas da Casa – PMDB, PDT e PP – ainda precisam chancelar a indicação.


A ida de Estilac para o TCE abre espaço para uma movimentação no tabuleiro do governo. A líder do governo na Assembleia, deputada Miriam Marroni, é uma das cotadas para assumir o cargo. Circulam também os nomes do ex-vereador Gerson Almeida e do deputado federal Henrique Fontana. Caso o governador Tarso Genro confirme Miriam Marroni, o suplente Aldacir Oliboni deixaria a Câmara de Porto Alegre e entraria na Assembleia.
Após a indicação de Estilac, Miriam Marroni contou que foi procurada pelo governador na última semana e admitiu que outros nomes também estão sendo cotados. “Eu me sentirei honrada se for confirmado o meu nome. Como uma boa soldada não digo não para nenhuma especulação”, afirmou. “Como a secretaria de governo coordena as atividades junto ao secretariado, é uma relação parecida com o que eu realizo na Assembleia, de unificar pautas do governo com a bancada”, argumentou.
A escolha por Estilac Xavier estava sendo costurada há três semanas. O desejo de Tarso em ver o nome de seu secretário de governo como conselheiro do TCE foi costurado pelo líder do partido, Daniel Bordignon e o presidente do PT, deputado Raul Pont. “Tinham outros nomes que não avançaram e então hoje (terça) tivemos a primeira troca de ideias entre a bancada do PT. Estilac é o nome do PT, mas ainda não sabemos se será indicado para o cargo”, disse o deputado.
O nome do PT segue para aprovação dos demais partidos com maiores bancadas na casa: PMDB, PDT e PP. Caso seja aprovado, Estilac deve ser sabatinado pela Comissão de Finanças.
Para Bordignon, o acordo político entre as maiores bancadas não fere a posição histórica do PT. “Nossa posição por quadros técnicos que respeitem os critérios da Constituição estão sendo preservados. O Estilac é um advogado e engenheiro civil com experiência de executivo e legislativo. Entendemos que o critério das bancadas é o melhor porque quem elege as bancadas é o povo”, justificou.
Matéria do SUL21
NOTA DO BLOG: Com a indicação de Estilac para o TCE-RS, com certeza os Bombeiros respiram um pouco mais aliviados, pois será um a menos dando contra a separação dos Bombeiros dentro do Piratini.

Um comentário:

  1. Se ele é contra a separação dos bombeiros, do qual, é uma tema extremamente pertinente e obvio aos olhos do povo, sinceramente não deveria ter sido indicado nem pra participar do Governo. Ser contra a emancipação é a maior prova de despreparo e falta de compromisso com a população e progresso do serviço público.
    Que tivesse ficado no exercito.

    ResponderExcluir

Fique a vontade, os comentários não serão moderados. As opiniões divergentes são bem vindas. Mas os que forem de baixo nível, com palavras ofensivas e de baixo calão serão excluídos.