Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Deputado soteropolitano defende a separação dos Bombeiros da Bahia

A ação dos bombeiros se assemelha mais ao trabalho da Defesa Civil ou da polícia? O questionamento feito pelo deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) foi oficializado em forma de sugestão ao governador do estado, Jaques Wagner. Para o parlamentar, o Corpo de Bombeiros deve ser separado da Polícia Militar e integrado à Coordenadoria de Defesa Civil do Estado.

Para Capitão Tadeu, a atividade exercida pelos bombeiros são muito mais próximas daquela feita pela Defesa Civil, o resgate e salvamento de vidas e instituições, monumentos, entre outros. O desmembramento da instituição é o caminho melhor a ser percorrido, para ambos: bombeiros e corporação militar – defendo o socialista."As atividades do Corpo de Bombeiros são completamente diferentes das exercidas pela Polícia Militar. Só esta razão já bastaria para o referido desmembramento dessas duas importantes corporações", defendeu deputado. Para ele, ao estar atrelado à corporação da Polícia Militar, a estrutura do Corpo de Bombeiros inviabiliza em parte a da outra, gerando mais custos burocráticos, o que só atrapalha o desenvolvimento de ambas.

A sugestão do parlamentar foi apresentada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), sob forma de indicação. Para o deputado que assina a petição ao governo do estado, haverá independência do Corpo de Bombeiro. "Nos estados em que houve a separação, tanto os bombeiros quanto as polícias militares ganharam, pois ficaram com as estruturas mais leves e mais ágeis, o que permitiu um melhor desenvolvimento", argumentou.

Fonte: CFF/Carlos Eduardo Freitas - BA

Nota do Blog: Como dá pra se notar, é consenso que a desvinculação das instituições é benéfica a toda a sociedade e também as próprias organizações militares. Cada uma irá cuidar de sua atividade fim.

Não consigo entender por que aqui no RS há parlamentares e integrantes do governo que são contra a separação. Restará apenas nós e São Paulo atrelados à Polícia Militar, aqui Brigada.

O discurso fácil de que irá aumentar os custos do Estado é uma falácia, até porque ninguém está propondo um Corpo de Bombeiros com a mesma estrutura burucrática e inchada da Brigada Militar. Funções que não tem nada relacionado com o trabalho específico dos bombeiros deverá ser repassado à administração central, ou seja, para a Secretaria de Administração e a Secretaria de Segurança.

O fato relevante é que hoje não temos bombeiros em mais de 400 municípios gaúchos. Será que nossa sociedade quer permanecer assim? Tem gente que nasceu, cresceu e morreu e nunca viu um caminhão de Bombeiros.

Pense nisso.

Venha para o lado da sociedade e apoie a separação.

Certamente o Estado como um todo só tem a ganhar.

3 comentários:

  1. Eu aguardo ansioso a hora da separação. Chega de receber migalhas da PMBA.

    ResponderExcluir
  2. Voto sim, pela separação, porque é melhor para a sociedade,
    Adeli Sell
    Vereador e presidente do PT-POA

    ResponderExcluir
  3. Eu sou do Corpo de Bombeiros aqui da Bahia, e sou radicalmente contra esta separação,os unicos beneficiados serão mais uma vez os OFICIAIS, um exemplo claro é o Bombeiros do nosso vizinho Pernambuco, a primeira turma de bombeiros paças se deu 1986, e os coitados hoje são Cabos, já do outro (oficiais)de foi em 1994 portanto 08 anos depois e pasmem meus colegas (bobos)desde 2008 são Ten. Coronéis. Com a separação quantos Coronéis, quantos TC,qtos Majores.Alem de um comando geral e muitos outros cargos.A assim sucessivamente.Meus colegas não se enganem, o dinheiro continuará a desder pelo ralo, ou melhor a entrarem no bolso de outros.Meus amigos nada mudará. Será só mais um meio de ajudar os oficiais

    ResponderExcluir

Fique a vontade, os comentários não serão moderados. As opiniões divergentes são bem vindas. Mas os que forem de baixo nível, com palavras ofensivas e de baixo calão serão excluídos.