Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mídia quer derrubar e indicar ministros

Por José Dirceu*

O comportamento da mídia, particularmente da Folha de São Paulo, no episódio, "Nome para substituir o ministro Luiz Sérgio", é simplesmente escandaloso. Constitui uma prova concreta da perda de pudor e da ousadia da nossa mídia. A pretexto de fazer análise política e dar notícia o que a Folha e os outros jornais vêm fazendo, inclusive em matérias assinadas, é política. Querem não apenas derrubar ministros como indicá-los, como se fossem eleitos para esse fim ou tivessem legitimidade.

O comportamento da mídia, particularmente da Folha de São Paulo, no episódio, "Nome para substituir o ministro Luiz Sérgio", é simplesmente escandaloso. Constitui uma prova concreta da perda de pudor e da ousadia da nossa mídia.

A pretexto de fazer análise política e dar notícia o que a Folha e os outros jornais vêm fazendo, inclusive em matérias assinadas, é política. Querem não apenas derrubar ministros como indicá-los, como se fossem eleitos para esse fim ou tivessem legitimidade.

Fazem oposição travestida de jornalismo. Atacam, desqualificam ministros e deputados, a presidenta e os partidos, perderam completamente a vergonha e o limite. É preciso denunciar e combater com as mesmas armas, a informação e o debate, esse comportamento insidioso e usurpador da mídia e dos jornalistas, que assinam e são responsáveis pelas matérias.

Fatos que não aconteceram


Eles agora não se limitam a opiniões políticas ou análises. Citam fatos que não aconteceram. Atribuem declarações a personagens que não as deram. Tomam posição política e pressionam para determinadas políticas e ações, decisões e rumos. É a maior disputa política que temos pela frente. Vamos à luta com a palavra e a escrita, com as redes sociais e a internet.

Sem medo dos donos do quarto poder, que têm lado e partido, sempre, em toda história de nosso país. Raramente ou quase nunca ao lado do povo e da nação.

*Ex-ministro Chefe da Casa Civil do Governo Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, os comentários não serão moderados. As opiniões divergentes são bem vindas. Mas os que forem de baixo nível, com palavras ofensivas e de baixo calão serão excluídos.