Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2011

Tarso concede entrevista coletiva a blogs

Caco Argemi / Palácio Piratini
Nesta manhã (5/4), no Palácio Piratini, o governador Tarso Genro concedeu entrevista coletiva aos blogs do RS. Foram 35 blogs inscritos e presentes na coletiva.

Em pouco mais de 50 minutos,o governador respondeu sobre comunicação, direitos humanos, reforma agrária, movimentos sociais, hidrovias e Copa de 2014.

Na primeira pergunta, o Blog do Israel, Tarso diz que a disseminaçao das informaçoes e o avanço das redes sociais são fundamentais para o amadurecimento da política no Estado e no País. "nenhum meio é perfeito mas as redes sociais são um oxigênio para o fomento do debate político"

Tiago do O blog UJS Gaúcha pergunta sobre educação e movimentos sociais. "nós buscamos colocá-los (mov sociais) no mesmo plano que outros interlocutores", diz Tarso

O blog A Copa Passa Por Aqui pergunta sobre obras da Copa e questão do Morro Santa Tereza. Governador esclarece disposição do Governo do Estado em auxiliar Prefeitura de Porto Alegre, através do grupo de trabalho formado e que o seu gabinete está aberto ao diálogo sobre as obras da Copa 2014. E ainda, enfatiza que o Morro Santa Tereza não será alvo da especulação imobiliária.

Blog RS Urgente pergunta sobre diferença do empréstimo ao Banco Mundial das práticas do governo anterior. “Não houve déficit zero nem em termos nominais nem em termos estruturais. O governo anterior deixou de fazer alguns gastos e cortou investimentos. A situação fiscal do Rio Grande do Sul hoje é mais ou menos a mesma do governo Rigotto.” e completa  "buscamos sustentabilidade e não medidas anti- crise para resolver a situação financeira do Estado".

Blogueiro Milton Ribeiro pergunta sobre participação das mulheres. Tarso respondeu que "levará um tempo para construir esse equilíbrio, pois está enraizada culturalmente".

Sobre o DAER e hidrovias, Tarso fala que é necessário ter um controle e uma transparência dos espaços públicos. Defende a democratização e controle social dos órgãos do Estado, ressaltando a busca da lógica do controle social e transparência.

O blog Cloaca News pergunta sobre proposta do Conselho Estadual de Comunicação e se o governador não teme a pecha de autoritário ou de cerceador da liberdade de imprensa. "Se eu tivesse medo do q a mídia irá dizer, não teria dado refúgio ao Battisti", diz Tarso. Garante ainda que até o final do ano estará pronta a proposta do Conselho Estadual de Comunicação.

Respondendo ao  blog Catarse Coletiva sobre reforma agrária, "nossa meta é zerar os conflitos de terra aqui no RS". Ressalta que Reforma Agrária é uma engenharia política . Agricultura Familiar se contrapõe a monocultura e fixa povo no campo.

Última pergunta, blogueiro Francisco Magalhães questiona proposta de criação de comissão que apure violência a movimentos sociais, bem como recente caso de violência da Brigada Militar em Jaguarão.. Tarso diz claramente: "nós vamos extirpar de dentro da Brigada Militar qualquer possibilidade de que casos de racismo se repitam".

Esta primeira entrevista do Governador Tarso após a posse aos blogs é um marco para a democratização da comunicação. Obtivemos o compromisso de que sempre seremos convidados a cobrir e fiscalizar o governo. Sem dúvida é um avanço para o Rio Grande do Sul, do Brasil e do Mundo...

A minha pergunta seria: Devido a sua experiência e visão nacional sobre o tema da segurança, tomando por base que em 2003, copiando um projeto do governo Olívio de 2000, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, desvinculou-se da Polícia Militar. No Brasil, a partir de 2012, apenas RS e SP ainda permanecerão vinculados à Polícia Militar. Qual a idéia do governo e se há a possibilidade do Estado propor este debate com a sociedade gaúcha, já que os exemplos nacionais mostram o enorme benefício desta separação?

Conforme acordado com a Diretora de Políticas Públicas da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (SECOM), Cláudia Cardoso, já que não havia tempo para todos os presentes fazerem perguntas, aguardo a resposta do governador a esta questão, que será prontamente publicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, os comentários não serão moderados. As opiniões divergentes são bem vindas. Mas os que forem de baixo nível, com palavras ofensivas e de baixo calão serão excluídos.