Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

Bombeiros - A separação é necessária e benéfica

A separação dos Bombeiros no Rio Grande do Sul é um sonho. Mas, está cada vez mais perto de se concretizar.

Pela primeira vez, um secretário de segurança do Estado, reuniu-se com os bombeiros pra tratar sobre o tema. Isso aconteceu em janeiro, onde o secretário Airton Michels, recebeu a Associação de Bombeiros do Rio Grande do Sul (ABERGS). Esta reunião foi histórica e satisfatória.

Histórica porque foi à primeira entidade que representa a classe de Bombeiros a reunir-se com um Secretário de Segurança do nosso Estado, tratando do assunto Emancipação, o que há tempos atrás seria inadmissível. E satisfatória devido à forma respeitosa e atenciosa com a qual o Secretário recebeu os coordenadores da ABERGS e reconhecendo-a oficialmente como entidade representativa dos Bombeiros gaúchos. Além disso, a receptividade aos assuntos elencados pela Associação.

A Abergs conseguiu um forte aliado na busca pela desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. Trata-se do vereador Adeli Sell, que também preside o PT de Porto Alegre. O parlamentar intermediou no dia 10/2, um encontro entre o coordenador-geral da Abergs, Ubirajara Pereira Ramos, e o soldado Alex Fabiano de Sá, com o Secretário Estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta. Na oportunidade, os bombeiros alegaram que a separação trará benefícios para a categoria, para a BM e para a sociedade. Citaram como exemplo o estado de Santa Catarina, que, após a desvinculação, melhorou de forma expressiva o serviço prestado à sociedade. “Temos de decidir se o Rio Grande do Sul continuará na contramão dos outros estados brasileiros e do mundo", disse Ubirajara.
Encontro o o sec. Afonso Motta

O ver. Adeli intermediou também, encontro da associação com o  Presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul - FAMURS, Sr. Vilmar Zanchin, a fim de discutir a Desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar.FAMURS, no dia 22/02.
Reunião na FAMURS

O tema foi tratado com muita receptividade pelo presidente, abordando que o Corpo de Bombeiros necessita de autonomia e gestão específica para que possa expandir seus serviços no Estado, visto os mesmos estarem presentes em apenas 19% dos municípios gaúchos.

Adeli ainda salientou que com a chegada da Copa do Mundo, os Bombeiros precisam estar melhor estruturados para atender este evento de grande importância para a capital gaúcha.

Já o presidente da FAMURS, lembrou que se discuti a muito tempo a reestruturação da Defesa Civil no Estado, mas se esquece do Corpo de Bombeiros que é o principal executor desta atividade. Vilmar, ainda comprometeu-se a levar discussão para todos os prefeitos, buscando apoio a luta pela causa dos Bombeiros.

No Estado do Espírito Santo, a desvinculação se deu em 1997. Veja a revista lançada pelo Corpo de Bombeiros Militares do Espírito Santo, sobre os 10 anos de separação. http://abergs.org.br/downloads/revista_cb_es.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, os comentários não serão moderados. As opiniões divergentes são bem vindas. Mas os que forem de baixo nível, com palavras ofensivas e de baixo calão serão excluídos.