Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de abril de 2010

“Brasil, entre o passado e o futuro”, dia 8 de maio, em Porto Alegre


No dia 8 de maio, sábado, às 10 horas, Porto Alegre recebe Emir Sader e Marco Aurélio Garcia, autores do livro “Brasil – Entre o Passado e o Futuro”, coedição Editora Fundação Perseu Abramo e Boitempo, para o lançamento e debate em torna da obra que chega a sua terceira reimpressão após apenas um mês do lançamento. Tarso Genro, Raul Pont e Olívio Dutra também compõem a mesa do debate que será realizado na igreja da Pompéia (Rua Barros Cassal, 220).


“Brasil – Entre o Passado e o Futuro” reúne ensaios de atores da cena política e intelectual brasileira que buscam assimilar e analisar as intensas transformações ocorridas no Brasil nos últimos sete anos. Os textos se debruçam sobre o passado recente do país na tentativa de desvendar diversos aspectos da realidade brasileira, como sua dinâmica econômica, social, política e cultural.

A obra busca contribuir com o debate sobre o que virá após o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para tanto, contou com a colaboração de importantes intelectuais – integrantes do governo ou não – que nunca deixaram de pensar e sistematizar ideias sobre o processo em curso no país: Marco Aurélio Garcia, Emir Sader, Marcio Pochmann, Guilherme Dias, Luiz Dulci, Nelson Barbosa, José Antonio Pereira de Souza e Jorge Mattoso. Além dos artigos, completa o volume uma entrevista com Dilma Rousseff, feita por Garcia, Sader e Mattoso.

O livro apresenta um conjunto de dados, análises e propostas de intelectuais comprometidos com um projeto de país que será o centro do debate nas disputas eleitorais de 2010. Busca, assim, trazer uma contribuição interpretativa sobre o momento atual, vislumbrando sempre poder transformar o futuro.

Ensaios e autores

Brasil, de Getúlio a Lula – Emir Sader

O Brasil herdado – Jorge Mattoso

A inflexão do governo Lula: política econômica, crescimento e distribuição de renda – Nelson Barbosa e José Antonio Pereira de Souza

A sociedade pela qual se luta – Guilherme Dias e Marcio Pochmann

Participação e mudança social no governo Lula – Luiz Soares Dulci

O lugar do Brasil no mundo – Marco Aurélio Garcia

A política externa em um momento de transição – Marco Aurélio Garcia

Um país para 190 milhões de brasileiros – Entrevista com Dilma Rousseff

Fonte: RS Urgente

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Mais uma para a "tucanada" se morder de raiva

Lula é eleito o mais influentes do mundo pela Time


A revista norte-americana Time lançou hoje a sua lista anual das pessoas mais influentes do mundo. Encabeçando a lista está o nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva . Ele lidera a lista geral da revista, embora ela seja dividida por categorias. Para comparação, o presidente dos EUA, Barack Obama, ocupa a 4º posição do ranking entre os chamados "lideres".

O perfil de Lula publicado na revista foi escrito pelo cineasta Michael Moore que segue abaixo:

Luiz Inácio Lula da Silva
por Michael Moore

Quando os brasileiros primeiro elegeram Luiz Inácio Lula da Silva presidente, em 2002, os barões do país [robber barons] checaram o tanque de combustível de seus jatos privados. Eles haviam tornado o Brasil um dos países mais desiguais da terra e então parecia ter chegado a hora da “vingança”. Lula, 64, era um filho genuíno da classe trabalhadora da América Latina — na verdade, um membro fundador do Partido dos Trabalhadores — que tinha sido preso por liderar uma greve.

Quando Lula finalmente conquistou a presidência, depois de três tentativas fracassadas, ele era uma figura familiar na vida nacional. Mas o que levou à política? Foi seu conhecimento pessoal do quanto é duro para muitos brasileiros trabalhar para sobreviver? Ser forçado a deixar a escola na quinta série para ajudar a família? Trabalhar como engraxate? Ter perdido um dedo em um acidente de trabalho?

Não, foi quando aos 25 anos de idade ele viu a esposa Maria morrer durante o oitavo mês de gravidez, junto com o filho, por não poderem pagar um tratamento médico decente.

Há uma lição aqui para os bilionários do mundo: deixem as pessoas terem bom atendimento médico e elas vão causar muito menos problemas para vocês.

E aqui há uma lição para o resto de nós: a grande ironia da presidência de Lula — ele foi eleito para um segundo mandato em 2006 e vai servir até o fim do ano — é de que quando ele tenta colocar o Brasil no Primeiro Mundo com programas sociais como o Fome Zero, desenhado para acabar com a fome, e com planos para melhorar a educação disponível para os trabalhadores do Brasil, faz os Estados Unidos parecerem cada vez mais um país do velho Terceiro Mundo.

O que Lula quer para o Brasil é o que um dia chamamos de Sonho Americano. Nós, nos Estados Unidos, onde o 1% no topo da escala tem mais riqueza financeira que os 95% da base combinados, estamos vivendo em uma sociedade que está ficando rapidamente cada vez mais parecida com a do Brasil.

O mais recente filme de Moore é Capitalismo: Uma História de Amor

segunda-feira, 26 de abril de 2010

VOTE AOS 16!

Panfletagem no Julinho busca incentivar jovens a tirar o título de eleitor

A Juventude Nacional do Partido dos Trabalhadores, em parceria com o diretório municipal do PT, realizou nesta segunda-feira (26/04), sua primeira atividade de incentivo ao voto aos 16 em Porto Alegre. Representantes da Executiva Nacional, Estadual e Municipal compareceram ao colégio Júlio de Castilhos munidos de panfletos e adesivos. A escolha do local foi estratégica, segundo a executiva da legenda.

“O Julinho é o maior colégio público do Rio Grande do Sul, por isso a importância de começarmos por aqui”, resumiu Murilo Amatneeks, da Juventude Nacional do PT. Segundo ele, a juventude é muito mais que o futuro, ela deve ser protagonista das mudanças do país, discutindo suas necessidades e participando dos rumos do Brasil. “Ela tem necessidades hoje e pensa hoje. Por isso queremos organizar o pessoal, garantir que façam o título de eleitor e assegurem o direito de participar destas eleições”, completou Amatneeks.

De acordo com Nathalya Corrêa, tesoureira-geral do Grêmio Estudantil do Julinho, a campanha da JPT veio corroborar com as atividades que o colégio já vem realizando. “Nossa campanha interna conseguiu mobilizar cerca de 480 alunos que tiraram o título só neste ano”, disse ela, comentando sobre a animação dos estudantes com a possibilidade de participar do pleito eleitoral deste ano. “Queremos expressar nossa opinião, adquirir experiência. Esse é o nosso grande objetivo”, sintetizou.

A campanha relâmpago pelo Voto aos 16, intitulada As Escolhas da Juventude Mudam a História, segundo Maurício Piccin, Secretário Estadual da Juventude do PT, tem como objetivo estimular a participação consciente da juventude nas eleições deste ano. A campanha dialoga com o alistamento eleitoral do jovem com idade entre 16 e 18 anos, mas também chama a responsabilidade para o protagonismo na disputa que teremos pela frente, disse ele.

Como o prazo para tirar o título de eleitor vai até 05 de maio, serão duas semanas de mobilização e organização, com atividades massivas de rua e de internet. Nas escolas, clubes, praças, blogs e twitter. A Executiva Municipal do PT, segundo Adeli Sell, presidente da sigla em Porto Alegre, “está engajada nesta campanha de feitura do título. Estivemos também presente no lançamento da campanha do TRE e estaremos presente na porta de todos os colégios em que a campanha será realizada, incentivando a tiragem do título”, finalizou Adeli.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Tragédia e descaso: Projeto Qualificação das Paradas de ônibus teve execução zero em Porto Alegre

Por Paulo Muzell

Os dois lamentáveis acidentes ocorridos há poucos dias em Porto Alegre – o do estudante eletrocutado numa parada de ônibus e o do motoqueiro vítima de uma obra viária mal sinalizada – suscitaram, como não poderia deixar de ser, justificada indignação da população e, a seguir, um acirrado debate na mídia e na opinião pública sobre causas e responsabilidades. O prefeito que recém assumira começou muito mal: deu uma primeira entrevista sobre o episódio “parada de ônibus” e foi em seguida desmentido pelo seu secretário de Transportes que apresentou uma outra versão do fato. Começou um jogo de empurra-empurra CEEE-Prefeitura em torno de competências. O prefeito errou novamente: inocentou seu secretário – na verdade maior o responsável pelas ações da Prefeitura no setor,- botando a culpa nos funcionários de carreira, que teriam se omitido no diagnóstico e nas ações corretivas não tomadas. Fácil, o chefe “lava as mãos” e a culpa é de um anônimo, o cara lá da “ponta“, do quinto escalão, que teria se omitido e que deve ser punido. Depois, embora tardiamente, Fortunati se deu conta, voltou atrás, assumiu os erros e responsabilidades.

Na verdade estes e outros lamentáveis episódios ocorridos ou que venham a ocorrer na cidade são conseqüência de um evidente abandono de que é vítima Porto Alegre nesse obscuro período Fogaça/Fortunati. Se olharmos com atenção os anuários estatísticos da Prefeitura dos últimos anos, veremos que há flagrante redução no número de servidores concursados ativos e um despropositado crescimento do número de estagiários e de CCs, os cargos de confiança. Só nos primeiros quatro anos (o último anuário é de dezembro de 2008) o número de funcionários diminuiu em 1.300, o de CCs cresceu 80% e o de estagiários praticamente duplicou, são hoje mais de 3.200 nas Secretarias e autarquias, caracterizando um processo de aparelhamento e desprofissionalização do serviço público municipal. A coleta de lixo diminuiu, idem os serviços de varrição e capina, reduziu-se sensivelmente a construção e conservação de vias, a manutenção do sistema de coleta pluvial é um desastre, temos uma cidade mais escura, esburacada e mal sinalizada. A taxa de investimento reduziu-se quase à metade, do investimento previsto nas leis orçamentárias foram aplicados meros 38% entre 2005 e 2009. O OP agoniza, as plenárias regionais decidem apenas 8% do investimento total do orçamento; o número de demandas atendidas reduziu-se sensivelmente.

Se consultarmos o SDO – Sistema de Despesa Orçamentária da Prefeitura – veremos que o projeto “Qualificação das Paradas de Ônibus” do programa Cidade Acessível teve em 2008 execução zero, não saiu do papel. Em 2009 constava e novamente teve execução zero. Em 2010 desistiram, o projeto foi excluído da programação. Falta de recursos: certamente não. De janeiro de 2008 a abril de 2010 a SMT gastou 1 milhão, 851 mil reais em publicidade.

Há carência de fiscais na SMOV e na SMIC, faltam profissionais na área de saúde – é o Conselho Municipal quem afirma e mostra os números; diminuiu, também, o número de professores nas escolas municipais. Os salários do funcionalismo pioraram, o treinamento praticamente inexiste. Aumenta a terceirização, gastou-se em pagamento de serviços no ano passado 135 milhões a mais do que em 2004. Cabe repetir a pergunta: por que certos governos gostam tanto de privatizar e contratar serviços?

Uma gestão descuidada enfeia a cidade, diminui os investimentos e as obras, piora os serviços prestados à população. E o descaso, quando levado ao extremo, gera tragédias.

Paulo Muzell é economista e funcionário público municipal

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Paulo Okamotto hoje em Porto Alegre

Pequenos empresários ganham apoio de Frente Parlamentar

Será instalada pela Câmara Municipal de Porto Alegre, às 19 horas desta quinta-feira (22/4), a Frente Parlamentar em Defesa do Micro, Pequeno e Médio Empreendedor. Proposta pelo vereador Mauro Pinheiro (PT), essa Frente deverá desenvolver ações de apoio e valorização aos empresários que formam essa categoria na Capital. A instalação, que terá por local o Plenário Otávio Rocha, deverá contar com as presenças do presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto, do presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo, e do advogado tributarista Moisés Giacomelli, além de representates de redes mercadistas de pequeno e médio porte do Município.

Charge do Bier

terça-feira, 20 de abril de 2010

Balanço do Governo Fogaça

O Diretório e a Bancada de vereadores do PT de Porto Alegre reuniram com a mídia livre (blog’s e jornais de bairro), na manhã desta terça-feira (20/4) para um café e coletiva sobre o balanço do Governo Fogaça.

O retrocesso na administração pública na gestão Fogaça é evidente. Em todas as áreas, houve redução de investimentos e serviços.



segunda-feira, 19 de abril de 2010

PT de Porto Alegre convida blogueiros para coletiva de imprensa

O PT-POA estará recebendo na próxima terça-feira (20/04), às 8h da manhã, na sede municipal, blogueiros para um café da manhã. Na oportunidade, estará sendo divulgando em primeira mão o balanço que a bancada do PT fez da gestão do governo Fogaça.

Contato com a Assessoria de Comunicação do PT-POA, jornalista Tatiana Feldens 3211-4888
O que: Café da manhã com a imprensa.
Quando: 20 de abril, terça-feira
Hora: 8h da manhã
Onde: sede municipal do PT - João Pessoa, 785

segunda-feira, 12 de abril de 2010

20° BPM apreende 5 caminhões com caça-niqueis e recupera veículo roubado‏

Na sexta-feira (9/4) as 13hs na av. Assis Brasil no bairro Sarandi guarnições do 20° Batalhão de Policia Militar (20° BPM) após denúncia anônima e averiguações da Seção de Inteligência, foi montado uma operação com efetivo operacional do 20 BPM, onde foi cercado o local , congelado a área e identificado o alvo a ser abordado. Da ação foi apreendido cinco caminhões carregados com máquinas caça-niqueis que estavam estacionados no Posto Garopa desde a madrugada de hoje e recuperado um veículo Palio de cor branca de placas ANQ 8227 roubado desde 2008 de Curitiba-PR. Foram confeccionados Termo Circunstanciado para os proprietários dos caminhões M.S.V.A. 28 anos e R.S.S. 41 anos, foi testemunha do fato o motorista dos caminhões S.S.S. 33 anos.



Caminhões: de Porto Alegre placas IMB 9098, de Gravataí placas IBX 4029, MBL 7982, IDX 3417 e IPS 5357.
Material: Máquinas: 154, Teclado: 2, Monitores: 103, Impressora: 1
Telão de LCD: 2, Mesas: 45, CPUs: 29, Caixas de som: 2, Cadeiras: 64
BOTC N° 2033094 2033215 e BABM n° 8447027, 8447028.

Fonte: Ass. Comunicação 20ºBPM

O vídeo a que os ministros do STF deveriam assistir: “Apesar de você”, sobre a tortura

O Conversa Afiada reproduz o email do amigo navegante Marcelo Zelik:

Caro Paulo Henrique Amorim, o Supremo Tribunal Federal irá julgar na 4ª feira 14/04/2010 a ADPF 153, que é uma solicitação da OAB sobre a Lei de Anistia, pedindo uma definição dos ministros da corte suprema, no sentido de que a anistia não vale para os crimes de tortura, assassinatos, estupro de prisioneiras e desaparecimentos forçados, (crimes de lesa humanidade) cometidos pelos agentes públicos a serviço do estado brasileiro durante a ditadura militar de 1964-1985, ou seja, que os militares, policiais militares, policiais civis e civis que praticaram estes crimes contra os opositores do regime, não são beneficiários da lei ede anistia, através da interpretação errada de que tais barbaridades estariam contidas na definição de crimes conexos.

A impunidade vigente estes anos todos, sob o manto do esquecimento e de um falso acordo nacional representado pela Lei de Anistia, fere os tratados internacionais aos quais o Brasil é signatário, a consciência nacional, os direitos humanos e a própria democracia em que vivemos, no sentido que sinaliza com a impunidade, para que os crimes de tortura continuem acontecendo, como acontecem de forma indiscriminada país afora.

A multiplicação de CCs de Fogaça

Uma leitura do “Demonstrativo de Ocupação de Cargos e Funções” da Prefeitura Municipal de Porto Alegre mostra um dos trunfos de Pilatos para forjar alianças.É verdadeiramente impressionante a proliferação de Cargos Em comissão durante a gestão Fogaça.

Na Administração Centralizada (que não inclui EPTC, Carris, Procempa, Fasc e Demhab e DMLU) considerando o ano de 2006, o número de CCs aumentou em quase cem. Entre 12.594 servidores, 476 são CCs. Pode ser exagerado, mas, nesse caso, os CCs representam 3,7% do quadro. Todos os cargos da Administração Centralizada tem que ser criados por lei, votada pela Câmara, onde a maioria apóia vocês sabem quem.

O absurdo, na minha singela opinião, está na Procempa e EPTC. Nessas empresas, os cargos são criados pela própria diretoria, sem necessidade de uma lei. Aí, os números são assustadores.

Na EPTC, com 907 servidores, 65 são CCs , ou seja 7%. Tem mais CCss que inspetores de segurança veicular (13!!).

Mas é na Procempa que o exagero ganha contornos de escândalo. Em um quadro com 234 servidores, 52 são CCs, ou seja, 22%! Só para secretariar a diretoria, são sete pessoas (!). É uma absoluta desproporção. Ainda mais que os salários da Procempa estão entre os maiores do Município.

Leia aqui e faça o seu juízo.
 

Participação da classe C sobe de 45% para 49% da população em 2009

A classe C ampliou sua participação para 49% da população brasileira em 2009, ano marcado pela crise econômica global, ante 45% no ano anterior, chegando a 92,85 milhões de pessoas.

Já as classes A/B subiram de 15% para 16% do total, enquanto as D/E caíram de 40% para 35%, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Cetelem, financeira do grupo francês BNP Paribas, em conjunto com a Ipsos.

Prédios populares já têm serviço de classe média

Segundo o "Observador Brasil 2010", a expansão da classe C chegou a 15 pontos percentuais, considerando os dados desde 2005, quando essa fatia da população representava 34% do total. Naquele ano, as classes A/B respondiam por 15% e as D/E, por 51%. Leia mais no blog Guerrilheiro do entardecer.