Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de julho de 2010

DESVINCULAÇÃO DOS BOMBEIROS DA BM. Um debate necessário

Há muito tempo, algumas pessoas falam em separar o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. No Brasil, apenas quatro estados ainda tem o CB vinculados à Polícia Militar, são eles: Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná e São Paulo.

Em 2000, havia no estado um projeto de separação, que logo após o governo Olívio, foi novamente esquecido. Santa Catarina, para citar um exemplo, veio aqui em 2000, copiou o projeto e em 2003 se amancipou.

Hoje é um exemplo de atendimento dos Bombeiros, contando ainda, com a integração com o SAMU.

O Corpo de Bombeiros do Estado de Santa Catarina vivia uma situação igual a nossa antes da emancipação da Policia Militar.

Veja como mudou a situação dos catarinenses:
Para se ter uma idéia do serviço caótico que hoje é prestado no RS, dos 496 municípios, apenas 93 (19%) contam com uma unidade de Bombeiros.

A NFPA National Fire Protection Association, dos Estados Unidos, têm estudado os departamentos de bombeiros em cidades de todos os tamanhos, por todos os Estados Unidos e Canadá por muitos anos, e está convencida de que “não há nenhuma vantagem, nem econômica, nem operacional quando as funções de polícia e de bombeiros são combinadas".

A Associação dos Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS), vem tentando fazer esse debate com a opinião pública, mas os meios de comunicação e o Comando Geral da BM simplesmente não dão ouvidos.

Os recursos destinados aos Bombeiros, são remetidos à BM e cabe a esta instituição definir os valores repassados aos "heróis do fogo". É risível a parte destinada aos vermelhinhos.

Este blog apóia esta separação

Acesse o site da ABERGS para maiores informações e veja a apresentação que defende a desvinculação, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, os comentários não serão moderados. As opiniões divergentes são bem vindas. Mas os que forem de baixo nível, com palavras ofensivas e de baixo calão serão excluídos.