Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Datafolha põe Serra e Dilma empatados. Nova suspeita de manipulação.


Apesar de IBOPE e VOX POPULI terem recentemente mostrado queda de Serra e crescimento de Dilma, o novo Datafolha volta a mostrar empate técnico: Serra 39 x Dilma 38.

A explicação é a de que Serra cresceu 12 pontos no SUL, por conta de sua aparição na TV.

Ora, o que ocorre que gaúchos e catarinenses são tão mais sensíveis à propaganda de Serra do que os alagoanos ou amazonenses?

Uma peculiaridade da pesquisa DATAFOLHA é que ela é feita por telefone, o que enviesa a pesquisa em termos de classe: o entrevistado é duplamente proprietário – da casa e de uma linha telefônica.

A margem de erro dessa pesquisa, realizada às pressas ontem e ante-ontem, é de 2 pontos.

O gráfico

O fato é que, conforme você pode observar no gráfico, há algumas peculiaridades nas pesquisas IBOPE e DATAFOLHA, especialmente nas deste último instituto. Veja que as setas verdes mostram pesquisas de ambos institutos, em que sempre Serra cresce e Dilma cai. A coisa é tão escabrosa a ponto de o SENSUS de abril marcar 32 x 32 e o DATAFOLHA de abril, em seguida, marcar 38 a 28. Não há margem de erro que justifique isso. Alguém está cometendo crime.


Clique AQUI para ler na origem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, os comentários não serão moderados. As opiniões divergentes são bem vindas. Mas os que forem de baixo nível, com palavras ofensivas e de baixo calão serão excluídos.