Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Comando-Geral da BM x ABERGS

A ABERGS apresenta a verdadeira situação de nossos bombeiros em resposta aos esclarecimentos publicados pelo Comando-Geral da BM

A ABERGS vem a púbico apresentar à sociedade gaúcha a verdadeira situação de nosso Corpo de Bombeiros, contrapondo-se aos esclarecimentos dados pelo Comando-Geral da Brigada Militar em notícia publicada dia 23/06 no site www.brigadamilitar.rs.gov.br, sob o título “BM esclarece a participação de Bombeiros da Corporação em evento de SC”, que se refere à matéria publicada no Jornal Zero Hora Edição nº 16375 do dia 23/06/2010,"Polêmica na farda - Bombeiros impedidos de participar de evento em SC”.
De acordo com os esclarecimentos abaixo publicados pelo Comando-Geral no site institucional, apresentaremos para cada um, a verdadeira situação de trabalho do Bombeiro Militar Gaúcho, atualmente, inserido em uma estrutura administrativa, financeira e de ensino voltada ao policiamento:

Comando-Geral: "O Comando-Geral da Brigada Militar vem a público esclarecer à sociedade gaúcha a posição institucional acerca dos dados veiculados em matéria publicada no jornal Zero Hora do dia de hoje, 23/6 (quarta-feira), sob o título "Polêmica na farda. Bombeiros impedidos de participar de evento em SC". Primeiramente destaca-se que o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar (BM) é conceituado nacionalmente como um dos mais qualificados tecnicamente de todas as corporações existentes."

ABERGS: Em relação a ser um dos mais qualificados do Brasil, basta fazer uma comparação com os 23 Estados emancipados, observando a formação específica para a área. Fazendo se possível um quadro comparativo com o nosso Estado vizinho Santa Catarina, o antes e o depois da emancipação, demonstrando os seus 6 anos de progresso após sua emancipação da Policia Militar.

Comando-Geral: "Tal conceito foi angariado ao longo dos anos com exaustivo treinamento, estudo, investimento, dedicação dos comandantes e executores dessa atividade especial da Brigada Militar."

ABERGS: Treinamento e os estudos sempre foram voltados a sua grande parte para a atividade de policiamento, tanto que a formação, hoje, é voltada de 2/3 para a atividade policial.

Comando-Geral: "Os integrantes dos Bombeiros da Brigada Militar, Oficiais e Praças, freqüentemente realizam cursos técnicos reconhecidos internacional e nacionalmente, os quais, na grande maioria das vezes, são custeados com verba pública, despesa esta que é considerada um investimento de relevância para a sociedade, que exige contar com profissionais qualificados de prevenção, combate a sinistros e defesa civil."

ABERGS: Não podemos desconsiderar que algumas vezes ocorrem cursos de atualização, ou seja, uma reciclagem dentro da corporação com cargas horárias em torno de 50 horas. Em relação aos Oficiais, é um pesar que alguns oficiais que se especializam em atividades de Bombeiros dentro e fora do País, como as mencionadas pelo Senhor Comandante Geral, e ainda por cima com dinheiro público, acabam sendo transferidos para atuar no policiamento, ou seja, o que poderia ser considerado investimento, acaba se tornando um desperdício de verba pública, pois os mesmos não põem em prática o conhecimento adquirido.

Comando-Geral: "Relativo à participação dos bombeiros no evento de SC, afirma-se que o Comando da Brigada Militar não recebeu convite ou programação do seminário."

ABERGS: Se o Comandante Geral diz que não recebeu o convite, não podemos nos manifestar, pois se ouve ou não este convite, somente ele pode afirmar. Pensamos: quando se há interesse realmente em investir na qualificação profissional, não se espera convite, mas sim, busca-se o conhecimento, procurando estar atento às noticias e no quê há de melhor na atividade de Bombeiro.

Comando-Geral: "Porém, não há óbice por parte do comando-geral, desde que os interessados o façam sem prejuízo do serviço, haja vista que a Corporação já está investindo fortemente em qualificação, participando de três seminários voltados para o aperfeiçoamento das técnicas e procedimentos destes profissionais, os quais têm as seguintes datas: 14/6, encontro de comandantes regionais de Bombeiros, realizado na cidade de Santa Maria; 24/6, em seminário do CREA; e no dia 17/8, seminário de bombeiros, na Unisinos. Por esta razão, após ouvido o Comandante dos Bombeiros da Brigada Militar, decidiu o comando-geral em não autorizar a participação destes no seminário de SC, com ônus ao erário ou prejuízo do serviço, decisão esta embasada nos princípios da administração e da gestão da coisa pública."

ABERGS: Dizer que o Bombeiro pode ir com recursos próprios, estando de folga ou de férias é o mesmo que dizer: "a corporação não tem interesse em investir no profissional". O Estado tem o dever e a obrigação de qualificar seus servidores. O Seminário Nacional de Bombeiros é uma oportunidade ímpar, somando conhecimentos dos Bombeiros de todo o Brasil e também do exterior. Os quais não se comparam a nenhum evento regional, sem desmerecer os organizadores dos outros eventos, pois se tratam de assuntos diferentes de extrema importância para a sociedade como os Desastres Naturais que atingem nosso País, em especial a Região Sul, como por exemplo, o ocorrido na ponte do município de Agudo, ou seja, não podemos substituir tais conhecimentos.
Em relação aos eventos citados, o Regional de Bombeiros em Santa Maria foi a nível de Estado para se discutir assuntos internos, no qual estiveram presentes apenas oficiais de Capitão a Coronel, deixando os demais Bombeiros fora do evento. O evento do CREA, embora tenha um palestrante do Corpo de Bombeiros, também é um evento de organização do CREA e não da Corporação. O seminário da Unisinos também é um evento regional, mesmo que venha palestrantes de fora do Estado. Logo, nenhum destes eventos citados se comparam a um evento de grande porte como o Seminário Nacional de Bombeiros.Se existe argumentação de prejuízo na escala por participar de um evento em Santa Catarina, não caracterizaria também prejuízo o mesmo participar dos referidos eventos locais e regionais? Privar o Bombeiro na busca destes conhecimentos é desmerecer a Sociedade, que paga os impostos e almeja um serviço de qualidade.

Fonte: Texto do Comando-Geral da BM, foi mencionado na íntegra, conforme o publicado no site da Brigada Militar em Notícias dia 23/06/2010.


Extraído do site da ABERGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, os comentários não serão moderados. As opiniões divergentes são bem vindas. Mas os que forem de baixo nível, com palavras ofensivas e de baixo calão serão excluídos.