Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de maio de 2010

Sul 21 está no ar! Uma nova maneira de fazer jornalismo

EDITORIAL DE ABERTURA

O SUL21 é um jornal veiculado exclusivamente através da internet. É propriedade de uma empresa formada por um grupo de profissionais liberais (advogados), que, juntamente com a jornalista Vera Spolidoro, editora-chefe, compõem o seu Conselho Editorial.

Esse grupo há algum tempo vinha acalentando o projeto de criar um veículo de comunicação voltado principalmente para a política e para a cultura. Isto só se tornou viável para nós, ante aos limites da nossa capacidade de investimento, a partir da expansão da internet, essa nova mídia que está revolucionando a transmissão de informação e opinião no mundo inteiro.

Acreditamos que a política sempre foi e sempre será instrumento fundamental para o avanço do processo civilizatório. Nesse processo, vemos a democracia sendo incorporada como um valor inegociável, mas não sem resistências, à esquerda e à direita. Queremos contribuir para que essa incorporação se consolide, o que só ocorrerá com a democratização também da informação.

Ao fixarmos a democracia como um valor inegociável, temos que agregar outro, também inegociável: honestidade. Um veículo de informação que deturpa fatos, omite-os deliberadamente, apesar da sua relevância, ou ainda os inventa, é tão desonesto quanto alguém que desvia dinheiro público. O conteúdo informativo gerado pelo Sul21 terá como primado absoluto a verdade factual.

Mas democracia pressupõe, também, contraditório. Nenhuma matéria será publicada e nenhum fato divulgado, sem que todas as partes envolvidas tenham a oportunidade de dar a sua versão, por maior que seja a convicção do jornalista quanto à verdade factual. E o direito de resposta será amplo.

O contraditório deve existir também nas colunas de opinião. Todas as correntes políticas terão espaço para manifestação no Sul 21, desde que defendam os valores antes mencionados. Ou seja, não daremos espaço ao autoritarismo, à discriminação e ao preconceito.

No mundo político inexiste neutralidade. Nenhum jornalista ou proprietário de jornal é neutro. Não seríamos nós os únicos a sê-lo. Todos que se interessam por política têm suas próprias convicções.  E por honestidade temos a obrigação de informar nossos leitores acerca das nossas: ressalvadas algumas divergências entre nós, que são pontuais, a grosso modo podemos afirmar que apoiamos o projeto de desenvolvimento em andamento no país, com diminuição das desigualdades regionais, econômicas e sociais. Mas mesmo esse projeto será visto criticamente por nosso jornal, pois a independência e a autonomia são indispensáveis para quem está assumindo um compromisso com a verdade e a democracia na informação. Portanto, ninguém espere um alinhamento automático e incondicional do Sul 21, pois nosso compromisso é com princípios e não com as simplificações maniqueístas muitas vezes presentes no jogo político. 


Disputaremos espaço, inclusive comercial, com outros veículos de informação. Entendemos que não cabe ao jornal (e no jornal), nessa disputa, a crítica ao trabalho dos nossos concorrentes. A internet já está bem provida de sites e blogs que tratam do tema, e o Sul21 será, também, alvo dessa saudável crítica. Nossa disputa se dará pela qualidade da informação e respeito aos princípios antes expostos.

Adaptados às características do ambiente de internet teremos uma interface importante com uma rede de Blogs, que reforçarão o conteúdo das informações do jornal e representarão um canal sempre arejado de opiniões.

Esperamos que o Sul 21 se afirme como um veículo de informação reconhecido pela sua credibilidade e que, com isso, tenha longa e próspera existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, os comentários não serão moderados. As opiniões divergentes são bem vindas. Mas os que forem de baixo nível, com palavras ofensivas e de baixo calão serão excluídos.