Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

UBS RUBEM BERTA - a mudança que só piorou!


foto do site da PMPA

Acabo de chegar do posto do saúde Rubem Berta, pois fui tirar uma ficha para o clínico. Entrei na fila às 4 da manhã e consegui a última. Hoje eram 10 vagas para o clínico, 4 para gineco e 12 para pediatria.

Lembro-me que entre 2003 e 2004 entrou em vigor o agendamento das consultas. Ninguém mais precisava "dormir" na fila, pois durante o dia, as pessoas se dirigiam ao guichê e agendavam suas consultas.

Mas em 2005 isso acabou, a mudança que Fogaça prometeu na campanha, foi o retorno das pessoas as madrugadas na frente das unidades de saúde.

O que mais me chocou hoje, pois havia um tempo que eu não utilizava o posto, foi saber que há mais de 4 meses não tem atendimento odontológico porque os 2 compressores de ar estragaram. Acerca 3 semanas a SMS mandou um compressor novo. Mas esse também não pode ser instalado, pois veio com uma peça defeituosa.

Ninguém na UBS tem previsão de quando voltará o atendimento odontológico. Simplesmente a prefeitura não informa quando irá trocar a peça com defeito.

Outro problema que está acontecendo é a falta de funcionários. A marcação de exames e outros procedimentos administrativos só é realizado das 7:00 às 13:00, pois Fogaça cortou as horas extras dos servidores. Também não enviou nenhum outro servidor para suprir o atendimento das 13:00 às 19:00. Ou seja, o posto só funciona de fato pela parte da manhã.

Fogaça corta do funcionalismo público, mas paga hora extra para cargos de confiança e apadrinhados políticos. Cabe salientar que a função de CC é de dedicação exclusiva em tempo integral. Já é pago no contra-cheque deles o RETTI (Regime Especial de Trabalho em Tempo Integral),ou o REDTE (Regime Especial de Trabalho de Dedicação Exclusiva), espécie de hora extra, o que em reais chega a ser quase o valor do salário base da função. Os CC's de Fogaça recebem 2 vezes por horas extras, que nem sempre cumprem.

Será que este plus é para dar uma "ajudinha" finaceira na campanha dele ao governo do Estado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, os comentários não serão moderados. As opiniões divergentes são bem vindas. Mas os que forem de baixo nível, com palavras ofensivas e de baixo calão serão excluídos.